Entre os exames e serviços especializados oferecidos na Braile Cardio está a exame de Bioimpedância ou Bioimpedanciometria.
Você saberia dizer qual é a sua composição corporal? Qual a quantidade de músculo, osso e gordura no seu corpo? Com essas informações, é possível determinar e avaliar os resultados do plano de treino ou nutricional.
O exame de bioimpedância é feito em balanças especiais. Estes equipamentos possuem placas de metal que conduzem um tipo fraco de corrente elétrica que atravessa todo o corpo. Com isso, a balança tem a capacidade de avaliar a densidade corporal do indivíduo.
O exame pode ser realizado a cada 3 ou 6 meses, para comparar resultados e verificar a evolução da composição corporal. Além de calcular o peso, a bioimpedância informa a sua porcentagem de gordura, de hidratação, de ossos e de músculos.
Com essas informações, médicos conseguem planejar uma metodologia mais eficiente e precisa para tratar seus pacientes de forma mais adequada e personalizada.
O exame de bioimpedância revela ainda as calorias que o corpo queima ao longo do dia, de acordo com sexo, idade, altura e intensidade da atividade da física.
Como funciona o exame de bioimpedância
É natural que após o início de uma dieta, algumas pessoas desistam por não ficarem satisfeitas com os resultados iniciais. No entanto, isso é um erro, pois utilizam parâmetros equivocados para avaliar sua evolução na dieta. As balanças convencionais, por exemplo, são inadequadas para esse fim, pois medem o peso absoluto do indivíduo.
É um equívoco, pois mais da metade do peso do nosso corpo se deve à quantidade de água apresentada. Quando se inicia uma dieta, grande parte do peso corporal que se perde, inicialmente, é água que estava retida no organismo e foi eliminada em decorrência da reeducação alimentar. Com o tempo, essa perda diminui.
Portanto, ao analisar o seu desempenho utilizando apenas a balança comum, você pode ter a falsa impressão de que seu metabolismo está respondendo rapidamente à dieta e que está perdendo gordura.
Por isso, a balança de bioimpedância é uma aliada no planejamento nutricional e físico. Isso porque além de saber o peso absoluto do paciente, o médico tem a porcentagem de gordura, de massa magra, de água no corpo e a taxa metabólica. Com esses parâmetros em mãos é possível ter noção da real condição do paciente e estabelecer uma dieta mais adequada a ele.
O exame de bioimpedância calcula:
- A porcentagem real de gordura corporal;
- Peso real em relação ao percentual de peso de gordura;
- Percentual da quantidade total de água corporal;
- Taxa metabólica basal, que equivale às calorias gastas diariamente;
- Índice de massa corporal (IMC);
- Percentual de massa óssea;
- Percentual de gordura visceral;
- Idade metabólica;
- Relação da cintura/quadril e associação com risco cardíaco;
- Aplicação para diferentes faixas etárias.
Para saber mais sobre serviços cardiológicos e exames, entre em contato com a Braile Cardio, (17) 4009-3939.