O Holter 24 horas é um exame realizado para avaliar o ritmo do coração e diagnosticar arritmias cardíacas. O exame que registra os batimentos cardíacos em um longo intervalo de tempo é realizado pela Braile Cardio.
O médico também costuma pedi-lo quando há sintomas como desmaio, palpitação, tontura e suspeita de fibrilação atrial. O Holter 24 horas é um dos exames e serviços especializados oferecidos na Braile Cardio.
O exame também pode ser solicitado a paciente como diabéticos, obesos, cardiopatas, idosos, hipertensos, em pessoas com apneia do sono, em pacientes que sofreram infarto e que devem passar por uma avaliação antes da alta hospitalar.
Por meio de um gravador portátil, o ritmo do coração do paciente é avaliado durante todo o dia e à noite. O holter tem os mesmos eletrodos do eletrocardiograma e um gravador que fica preso ao corpo, registrando cada batimento cardíaco durante o período de 24 horas.
O exame detecta arritmias cardíacas que possam surgir em momentos variados do dia, investiga sintomas de tontura, palpitação ou desmaios. Avalia também o efeito de marca-passos ou remédios para tratar arritmias.
Durante o uso do holter o paciente é orientado a anotar as atividades e sensações em um diário, como comer ou fazer algum esforço, pois podem interferir nos batimentos cardíacos. Desta forma, o médico tem a possibilidade de avaliar com mais precisão a saúde do paciente.
Como é feito o exame de holter
Na clínica, o médico posiciona os eletrodos no tórax do paciente e os conecta ao holter, um pequeno monitor que fica na cintura. O aparelho começa a gravar o número de batimentos do coração e eventuais alterações no ritmo.
O ideal é que o paciente siga com a sua rotina normal, trabalhando, dormindo e comendo. Enquanto isso, o holter faz seu serviço de vigilante do coração. Só não é possível tomar banho com o holter. Após 24 horas de uso, as informações do aparelho são recolhidas e analisadas.
Ao contrário do eletrocardiograma, um teste mais rápido que verifica o ritmo cardíaco e monitora o coração por cerca de 10 a 15 batimentos, o Holter irá avaliar as irregularidades cardíacas por um período mais longo, 100 mil batimentos em 24 horas, com chances de detectar eventos cardíacos anormais até então não apresentados no eletrocardiograma.
Por outro lado, assim como no eletrocardiograma, o laudo do holter deve mostrar um ritmo cardíaco normal.
O ideal é que os batimentos estejam entre 60 e 100 por minuto. Os eletrodos registram, além de alterações nesse número, parâmetros como duração das ondas elétricas em cada segmento do peito.
O holter 24 horas é solicitado de acordo com a necessidade de investigar alguma doença cardíaca. Pessoas que já infartaram, têm arritmias graves ou risco cardiovascular devem repetir a prova anualmente.
No monitoramento com o Holter, o paciente não corre riscos e nem sente dor. A partir dos resultados, o médico irá decidir sobre a necessidade de mais testes, a forma de tratamento mais adequado, como a prescrição de medicamentos antiarrítmicos, a indicação de ablação ou a colocação de dispositivos, como marca-passo ou desfibrilador implantável para restaurar o ritmo irregular do coração.
Cuidados e contraindicações
Durante o monitoramento com o holter 24 horas, é essencial que o paciente mantenha sua rotina normal. Siga os cuidados e contraindicações:
- cuidado para não molhar o equipamento
- não realizar exames de raio X
- não se aproximar de locais de alta tensão.
- evite colchões magnéticos, pois eles podem interferir nos resultados.
- embora os exercícios físicos não sejam contraindicados, recomenda-se conversar com o médico sobre o assunto.
- Fora isso, todas as outras atividades cotidianas devem ser mantidas, até mesmo a atividade sexual.
Para saber mais sobre serviços cardiológicos e exames, entre em contato com a Braile Cardio (17) 4009-3939.