Biblioteca da Universidade de Harvard – Parada Cardíaca e Tortuosidade de Artéria como Principais Preditores de Caso Raro de Dissecção Espontânea de Artéria Coronária.
A Braile mantém o Instituto de Pesquisa Prof. Dr. Domingo Braile, conduzido por uma equipe altamente capacitada, de maneira ética, atendendo às exigências dos órgãos regulatórios nacionais e internacionais. Confira a pesquisa clínica divulgada na Harvard – “Parada Cardíaca e Tortuosidade de Artéria como Principais Preditores de Caso Raro de Dissecção Espontânea de Artéria Coronária”.
O trabalho apresentou um caso raro de dissecção coronária espontânea, com envolvimento prévio de parada cardíaca. Relato de Caso: Paciente do sexo feminino, 40 anos, apresentou dor na região precordial em aperto com irradiação para o membro superior esquerdo. A paciente negou história de hipertensão, diabetes mellitus, dislipidemia e tabagismo, e não relatou histórico familiar. No entanto, ela relatou um episódio de parada cardíaca súbita três anos antes e apresentou obesidade grau I. Ela também apresentou tortuosidade das artérias coronárias e não relatou enxaqueca, e após exames (cineangiografias) foi diagnosticada com DAC. Devido ao episódio de infarto agudo do miocárdio e à presença de tortuosidade coronariana, como preditores de DAC, a paciente foi diagnosticada com essa condição e, após os tratamentos, a paciente permaneceu assintomática.