Biblioteca da Universidade de Harvard – Avaliação de Imagem de Miocardiopatia Hipertrófica Apical em Octagenário: Um Relato Especial
As pesquisas desenvolvidas pela Braile Cardio têm como objetivo identificar e testar, em pacientes voluntários, a segurança e eficácia de novos tratamentos na área cardiovascular. Leia mais no artigo “Avaliação de imagem de miocardiopatia hipertrófica apical em octagenário: um relato especial”, publicado na biblioteca da Harvard.
A Síndrome de Yamaguchi é responsável por 15,0 a 25,0% dos todos os casos de cardiomiopatias hipertróficas no Japão. Além disso, cerca de 54,0% dos pacientes são sintomáticos, incluindo palpitações, dispneia, tontura, síncope e dor torácica. O presente trabalho apresentou um caso especial de miocardiopatia hipertrófica apical (MCHA) em uma paciente brasileira com mais de oitenta anos de idade, bem como sua recuperação com tratamento farmacológico. O presente relato de caso tem notória importância devido à sua ocorrência em paciente sem descendência oriental. A longevidade do paciente demonstrou a eficácia do tratamento farmacológico. A evolução dos recursos de diagnósticos por imagem tornou a avaliação da MCHA mais elaborada, fornecendo informações que auxiliaram na condução terapêutica, permitindo o aumento da sobrevida com melhora significativa da qualidade de vida.