A Hipertensão Arterial, usualmente chamada de Pressão Alta, é uma doença que acomete boa parte da população brasileira. A Hipertensão Arterial é comprovada quando você tem a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9.
Quais as Consequências da Hipertensão Arterial
O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados a pressão sobe.
A pressão alta ataca os vasos, coração, rins e cérebro. Os vasos são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é machucada quando o sangue está circulando com pressão elevada. Com isso, os vasos se tornam endurecidos e estreitados podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper.
Quando o entupimento de um vaso acontece no coração, causa a angina que pode ocasionar um infarto. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso, leva ao “derrame cerebral” ou AVC. Nos rins podem ocorrer alterações na filtração até a paralisação dos órgãos. Todas essas situações são muito graves e podem ser evitadas com o tratamento adequado, bem conduzido por médicos.
Censo da Pressão Arterial
A Pressão alta é uma doença “democrática”. Ataca homens e mulheres, brancos e negros, ricos e pobres, idosos e crianças, gordos e magros, pessoas calmas e nervosas.
Ela acomete 25% da população adulta, isto é, 1 em cada quatro pessoas adultas. Chega a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil.
É responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.
Como medir sua Pressão Arterial?
A pressão arterial é medida através de aparelhos como o tensiômetro ou esfigmomanômetro e pode ter uma variação relativamente grande sem sair dos níveis de normalidade.
Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo.
Sintomas da Hipertensão Arterial
A Hipertensão Arterial tem sintomas de alerta. Entretanto a hipertensão geralmente é silenciosa, por isso é importante a medida regular da pressão arterial
- Tontura
- Falta de ar
- Palpitações
- Dor de cabeça frequente
- Alteração na visão
Causas da Hipertensão Arterial
- Histórico familiar
- Estresse
- Envelhecimento
O sobrepeso e a obesidade podem acelerar até 10 anos o aparecimento da doença.
O consumo exagerado de sal, associados a hábitos alimentares não adequados, também colaboram para o surgimento da hipertensão.
Tratamento
A hipertensão em sua grande maioria não tem cura, mas pode ser controlada. Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, como mudança de hábitos alimentares, redução do consumo de sal, atividade física regular, não fumar, consumo de álcool com moderação, entre outros
Fontes: